As Cartas Vienenses de 1796

Por Mary K. Greer; tradução feita por Alexsander Lepletier, em Julho de 2013


 


Passei os últimos dois anos, obcecada com as cartas do Petit Lenormand, um baralho de 36 cartas divinatórias criado na Alemanha, em 1846, baseado num jogo chamado “Das Spiel der Hoffnung” criado por Johan Kaspar Hechtel em Nuremberg no de 1799. O Petit Lenormand apropriou-se do nome da parisiense Mademoiselle Lenormand, a mais famosa adivinha de seu tempo, que morreu em 1843, pouco antes da sua 'nova encarnação' aparecer.
 
Escreverei sobre essas cartas mais para frente. Anuncio pela primeira vez que encontrei um baralho divinatório de 32 cartas mais antigo que é, sem dúvida, o precursor tanto do jogo “Das Spiel der Hooffnung” quanto do “Petit Lenormand”.
 
Minha fonte é um livro, em inglês, de 1796, do Museu Britânico, intitulado:
 
“Les Amusements des Allemands, or The Diversions of the Court of Vienna, in which the Mystery of Fortune-Telling from the Grounds of the Coffee-Cup is unravelled, and Three pleasant Games, viz.:
 
1. Fortune-telling from the Grounds of the Coffee-Cup.
2. Fortune-telling by laying out the cards.
3. The new Imperial Game of numbers are invented.
 
Tradução: "Les Amusements des Allemands, ou as diversões da Corte de Viena, nas quais o Mistério da Advinhação pela Borra de Café é revelado, e Três divertidos Jogos, viz:
 
1. Adivinhação na Borra de Café.
2. Advinhação pela leitura de cartas.
3. O Novo Jogo Imperial dos números são inventados.
 
 .
Imagem fornecida por Mary K. Greer
A obra é baseada num baralho austro-húngaro de 1794. A introdução do livro diz: “Esse divertidos jogos apareceram pela primeira vez em Vienna, em 1794, onde eles ainda são a diversão preferida da Imperatriz da Alemanha e da Corte Imperial. Desde então, tem sido difundidos por todos os mais badalados círculos do país. O editor espera que num país onde a liberalidade e o discernimento curioso de seus habitantes é tão notável quanto o da Grã-Bretanha, eles não sejam menor estimativa.”
 
Enquanto há somente 32 cartas, a maior parte delas são precursoras das cartas Lenormand. As poucas variações como o leão, têm substitutos muito próximos com os significados da borra de café indicam. Por exemplo: “O Leão, ou um animal feroz” tem o mesmo significado que o Urso do Lenormand.
 
Por muitos anos pensou-se que as imagens do Lenormand eram derivadas da adivinhação pela borra de café ou Tasseomancia. Essa obra é o elo perdido que comprova essa teoria. É curioso que muitas imagens do Lenormand não foram encontradas nas listas antigas dos símbolos da borra de café, mas agora sabemos que várias cartas foram adicionadas ao conjunto inicial. A origem da ampliação para do baralho para 36 cartas se deu, provavelmente, quando Hechtel decidiu combinar “Les Amusements des Allemands” com o baralho alemão de 36 cartas, que era mais popular que o Piquet , 32 ou o de 52 cartas.
 
 A Imperatriz, de quem essa foi sua “diversão favorita”, foi, provavelmente, Maria Theresa of Naples and Sicily (1772–1807), a última Imperatriz Romana Sagrada, primeira Imperatriz da Áustria e mãe de nove filhos. Ela era descrita como: “tão ciumenta que não permitia que ele [o Imperador] tivesse vida social ou se encontrasse com outras mulheres. As más línguas acusavam-na de ser tão passional que exauria seu consorte e nunca o deixa a sós em nenhum momento. Todavia, o povo de Viena não pode negar que ela era talentosa, caridosa e colocava-se belissimamente. Ela não era apreciada pela sua intolerância e por forçar o Imperador a viver afastado de todos. Também é acusada de ter interesses em coisas não muito próprias e por socializar, exclusivamente, com suas damas de companhia. Passava suas noites com elas cantando, representando comédias e sendo aplaudida.” Poderiam essas “coisas não muito apropriadas” mencionadas acima, incluir o uso de cartas de adivinhação? Aqui está a descrição completa do livro do Museu Britânico:
 
Uma sequência de 32 cartas vinculadas a um livro contendo figuras emblemáticas de vários personagens, e abaixo uma máxima moral que se refere às imagens. Cada peça tem um número no canto superior esquerdo respondendo à certas tabelas descritivas e explicativas no manual que acompanha as cartas.
 
A página inicial desse livro de 31 páginas traz a seguinte inscrição: “Les Amusements des Allemands, or The Diversions of the Court of Vienna, in which the Mystery of Fortune-Telling from the Grounds of the Coffee-Cup is unravelled, and Three pleasant Games, viz.: 1. Fortune-telling from the Grounds of the Coffee-Cup. 2. Fortune-telling by laying out the cards. 3. The new Imperial Game of numbers are invented”, e “London: Printed for Champante and Whitrow, Jewry-Street, Aldgate, and may be had at every Booksellers and Toy Shop in the Kingdom, 1796.” Engraving and letterpress Backs plain (according to Willshire) 1796.
 
* Tradução das máximas das cartas:
 
 
1. Encruzilhada/Placa indicativa de direções: Excessos certamente lhe farão infeliz. Portanto, evite-os enquanto há tempo.
 
2. Anel: No casamento feliz que está prestes e entrar, evite o ciúme pelo bem da sua própria paz de espírito.
 
  
 
3. Trevo: Você poderá ter muita sorte, se sempre cumprir seus deveres com honra e integridade.
 
4. Âncora: Uma pessoa tão honesta como você em suas negociações nunca mais vai querer uma colheita tão farta. Seus desejos têm grandes chances de ser realizados.
 
 
 
5. Serpente: Um inimigo secreto tenta lhe prejudicar: tente pela bondade, fazer dele, seu amigo.
 
6. Carta: Você pode se iludir com boas esperanças em seus empreendimentos, mas, aja com prudência e nem sempre diga o que sente.
 
 
 
7. Caixão: Você pode se alegrar com um considerável legado, mas muitas pessoas te invejam por isso.
 
8. Estrela: Faça a sua parte e, em breve, viverá os bons efeitos disso.
 
 
 
 
9. Cão: Você encontrará amigos melhores entre estranhos do que nas suas relações.
 
10. Lírio: Você desejará uma esposa virtuosa. Esse desejo será realizado se retribuir com o mesmo.
 
 
 
 
11. Cruz: Não há infortúnio tão grave que não produza algo de bom, portanto espere, pois tudo será melhor.
 
12. Nuvens: Assim como as nuvens se dissipam, deixe sua raiva passar, então você mais forte que seus aborrecimentos.
 
 
 
13. Sol: Você fará uma fortuna inesperada, use-a de forma que ninguém a queira.
 
14. Lua: A liberalidade de sua mente irá mais aumentar que diminuir a sua prosperidade; fará-lhe, cada dia mais caro para os seus amigos.


 
 
15. Montanha: Você poderá, facilmente, ser favorecido pelos grandes, mas lembre-se que quanto mais alto for, maior será a queda.
 
16. Árvore I: Nunca se arrependa da sua labuta ou esforços. Um bom trabalho é sua própria recompensa. Que seja essa a sua consolação.
 
 
 
17. Criança: As consequências da boa educação que dará aos seus filhos, alegrarão sua velhice. Você viverá para ver muita alegria deles.
 
18. Mulher: Contente seu favoritismo pelo belo sexo sem nunca ofender a decência.
 
 
 
19. Homem: Precisando de receber boas notícias, do mesmo modo que perdeu algo, irá recupera-lo.
 
20. Cavaleiro: Não desacredite na bondade dos Homens, pois terá prova disso. Espere boas notícias e a recuperação do que pensou estar perdido.
 
 
 
21. Rato: Tenha os olhos abertos com seus empregados, pois a sua negligência pode tornar um homem honesto em um ladrão.
 
22. Chicote: Você está no meio de disputas, não se envolva nelas de forma demasiado inflamada, ou seu corpo padecerá com doenças.
 
 
 
23. Flor: Você brinca com a sorte, mas o que as cartas negarem, seu bom senso, habilidade e capacidade de aprender compensarão, amplamente.
 
24. Coração: Você tem planos de casar. Se consultar a razão, terá muitas bençãos.
 
 
 
25. Jardim: Você está sempre acompanhado. Se quiser se beneficiar disso, ouça mais do que fala.
 
26. Pássaro/Pombo: Você está muito feliz, mas amor totalmente levado pela paixão lhe fará infeliz.
 
 
 
 
27. Peixe: Não se deixa apanhar por iscas como os peixes. Circunspecção é especialmente necessária, especialmente numa longa viagem.
 
28. Leão: Esteja sempre atento. Aquele que acredita muito é facilmente enganado.
 
 
29. Árvore II: Dinheiro - Os trabalhadores, em cujos números, você está incluído, jamais carecerão de lucros ou apoio honesto. 30. "Insetos" - Sua fortuna inesperada fará muitos invejosos que se sentirão ressentidos por isso.
 
30. "Insetos": Sua fortuna inesperada fará muitos invejosos que se sentirão ressentidos por isso.
 
 
 
31. Casa: Da vista que você receberá em casa, grande benefícios virão. Porém, deixe a prudência guiar sua conduta.
 
32. Foice: Espere calmamente pela colheita que será proporcional ao seu trabalho, pois cada um é o criador do seu destino.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário